
A Comunidade de Remanescentes Quilombolas “Nossa Senhora do Livramento”, no município de Igarapé Açu, nordeste paraense, foi contemplada com mais uma ação integrada do Governo do Estado para estruturação de negócios ao longo da antiga Estrada de Ferro que ligou Belém à Bragança até o ano 1964. A entrega dos certificados aos 41 concluintes dos cursos de “Boas Práticas e Manipulação de Alimentos” e “Estamparia Afro”, ocorreu na sexta-feira (21), na sede da comunidade quilombola, localizada a cerca de 20 km do centro de Igarapé-Açu (distante 117 km da capital Belém), um eixo das rodovias totalmente asfaltadas das PA 320 e PA 242.
A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Turismo (Setur), Adenauer Góes, da prefeita do município, Sandra Uesugi (PR), do secretário adjunto da secretaria de Assistência, Emprego e Renda (Seaster), Everson Costa, da presidente da Associação da Comunidade Quilombola, Tereza Costa, políticos, empresários, lideranças sindicais e comunitários.
“Depois que o último trem passou aqui, este momento é muito bom, de muita alegria pra gente, para o nosso artesanato, comidas, e a nossa comunidade”, resumiu dona Tereza Soares da Costa, presidente da Associação dos Quilombolas, ao traduzir o significado dos cursos. Ela agradeceu “o apoio do governo e prefeitura que se lembraram da gente que somos donos destas terras e temos que tomar bem conta delas”.
Os cursos de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos e Estamparia Afro, ambos com realizados entre os dias 17 e 21 de agosto, com 20 horas de Carga Horária, ministrados pelos instrutores Valceni e Oliveira (alimentos) e Silvio Pereira (estamparia). “Aqui, é bom que se diga, os dois cursos foram muito além da expectativa, porque vem agregar valor aos produtos desta comunidade. Isto é o que conta mais”, comemorou a prefeita Uesugi.
Para o secretário adjunto da Seaster, a capacitação representa ação concreta para enfrentar a atual crise no Brasil. “Esta é uma solução para a geração de emprego e renda e o turismo ajuda muito. Temos que formar mais empreendedores com essa integração das secretarias e prefeituras”, ressaltou Everson Costa.
“Igarapé Açu é uma referência especial à antiga Estrada de Ferro Belém-Bragança, com atrativos da estação do Livramento e famosa ponte de ferro sobre o rio Maracanã, perto desta comunidade, onde a última vez o trem passou em 1964”, disse Adenauer Góes.
“Mas é importante ainda que se saiba, fazer negócio para ganhar dinheiro com a produção local associada ao turismo, porque os clientes, os turistas, estão passando toda hora aí na rodovia. Temos que estar preparados para atrai-los. Vocês podem ter uma produção em escala, e saber dar o preço aos produtos”, pontuou o secretário da Setur.

Adenauer Góes também lembrou que o governador Simão Jatene, reconhecendo a importância da revitalização econômica da área da antiga ferrovia, transformou a Rota Turística em Programa de Governo e incluiu o Programa Cheque Moradia na estrutura de valorização urbana da rota para ajudar na reconstrução das casas, muitas delas já recuperadas e pintadas, ou totalmente novas.
Cursos – O Curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos trabalhou, entre outros produtos escolhidos para o treinamento e agregação de valor, optou pelas culturas tradicionais, “de raiz cultural” dos quilombolas. O melhor exemplo foi a macaxeira da qual os participantes aprenderam a fazer suco e pão, novidades para os comunitários. Outras atrações foram os bolos e as tapioquinhas com vários tipos de recheios e coloridas, inclusive uso de urucum. Todas essas delícias foram saboreadas logo após a entrega dos certificados para a alegria e elogios de convidados, parceiros institucionais e moradores.
Dos concluintes de Estamparia Afro, os gestores das secretarias estaduais, municipais e prefeitura receberam de presente camisas feitas durante o curso com variados desenhos.
Produtos – Segundo a gerência de Estruturação dos Destinos Tutísticos (GEDT), da Setur, o desenvolvimento de destinos com foco na integração de produtos característicos de cada território tem se mostrado uma estratégia bastante acertada, capaz de gerar benefícios em toda a cadeia produtiva do turismo e das atividades associadas. A produção associada ao turismo se configura nesse contexto, ao agregar valor econômico ao turismo por meio de produtos com identidade local, caso desse projeto implementado na Comunidade de Remanescentes de Quilombolas Nossa Senhora do Livramento, em Igarapé Açu, a cargo da Setur por meio da Diretoria de Produtos Turístico (DPOT).
Qualificação – Os dois cursos oferecidos em Igarapé Açu estão sob a responsabilidade e execução técnica da equipe do Programa Estadual de Qualificação em Turismo (PEQTur), que oferece ao diversos segmentos do turismo ferramentas capazes de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar a competitividade.
Esse esforço converge para a integrar o produto turístico e contribuir para o desenvolvimento do setor no Pará, sintonizado com as especifidades e padrões culturais dos polos turísticos centrado na geração de emprego, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e autogestão.
A ação estratégica da Setur na comunidade em Igarapé-Açu foi precedida de planejamento e uma detalhada pesquisa socioeconômica realizada entre os dias de 26 a 28 de maio deste ano. Na oportunidade se identificou a produção local e a intenção da comunidade em comercializar a seus produtos para os turistas que visitam ou passam no dia a dia na comunidade, que tem duas obras que fizeram parte da Estrada de Ferro de Bragança, a estação do Livramento e a ponte de ferro sobre o rio Maracanã.
Texto: Douglas Dinelly – Ascom Setur
Fotos: Divulgação/Ascom Setur
