Início » Noticia » Região Norte se une para fomentar o Etnoturismo na Amazônia em 2022

Região Norte se une para fomentar o Etnoturismo na Amazônia em 2022

Representantes dos estados do Pará, Acre, Amazonas, Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia estiveram reunidos na última quinta-feira (5) para o pré-lançamento do ciclo promocional da RAI - Rotas Amazônicas integradas de 2022 e anúncio do segmento para este ano. A reunião também faz parte da programação da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA 2022), realizada pelo Governo do Estado do Pará, através da Secretaria Estado de Turismo (SETUR).

O lançamento oficial do etnoturismo na RAI será em Rio Branco (AC)

O segmento do turismo a ser explorado este ano pela RAI é o etno turismo, a proposta é oferecer o turismo de experiência com povos indígenas, comidas típicas, cultura e tradição popular. Cada estado participante da RAI desenvolve as rotas de turismo, os destinos propostos e as ações de comercialização de acordo com o segmento ordenado para o ano, no caso em 2022, o etno turismo. No Pará as rotas vão ser desenvolvidas na capital Belém e nas cidades de Altamira e Vitória Do Xingu. 

A organização dos sete estados do Norte através da RAI foi firmada em 2021 com o objetivo de unificar os estados e direcionar as ações turísticas a cada ano. O estado do Acre será o dirigente da RAI em 2022 e durante a reunião apresentou o plano de ação e os estudos desenvolvidos para o segmento deste ano.

"Preparamos oito rotas no Acre para explorar o etno turismo. Este ano, vamos mostrar o que temos de melhor, nossas experiências e a cultura. Quem for ao Acre vai se surpreender ao ver o que preparamos através da RAI para este ano, é algo grandioso", enfatiza o Secretário de Empreendedorismo e Turismo do Acre, Jhon Douglas.

Durante a reunião da RAI foram apresentados os materiais e as ações que os estados estão preparando para promover o segmento deste ano. Também foi discutido como cada estado vai explorar o etnoturismo. 

O secretário de Turismo do Pará, André Dias, falou da necessidade de os estados compartilharem suas experiências e desafios. "Precisamos ir além do Turismo, devemos procurar órgãos competentes como a Funai por exemplo, discutir políticas públicas, ir além da comercialização do Turismo e cumprir com a nossa responsabilidade social. O etno turismo é a cara da Amazônia, o turista estrangeiro procura por isso principalmente na nossa região, o contato com a comunidade local. Devemos nos fortalecer porque temos grande potencial para esse segmento", afirma André Dias.

Segundo ano da união entre os estados

Em 2021, o segmento explorado foi o Turismo de Pesca esportiva, orientado pelo estado de Roraima. O diretor de Turismo de Roraima, Bruno de Brito, coordenador da RAI, avaliou o primeiro ano como experimental e pontuou que mesmo com apoio restrito conseguiu explorar o segmento.

"Nós buscamos apoio, porém a atenção que esperávamos não veio, mas nós temos uma equipe técnica engajada, pessoas que querem fazer o turismo na nossa região e assim conseguimos alcançar nosso objetivo. Este ano, a expectativa é grande, estamos nos empenhando ainda mais neste novo segmento. Temos que nos unir e mostrar que somos sete estados do Norte, que temos força para expandir o nosso turismo", reforça Bruno.

Durante a reunião, foram levantadas as possibilidades de exploração do segmento em cada região e os embates sociais e normativos principalmente em comunidades indígenas. "É importante que nós possamos ver como cada estado promove suas ações, conhecer as dificuldades e compartilhar experiências. Este ano vamos além, com capacitação e outros encontros no decorrer do ano. Precisamos acompanhar como cada um está trabahando", finalizou André Dias.