
Os estudantes de turismo da Faculdade Pan Amazônica (Fapan) receberam, na manhã desta segunda-feira (18), os certificados emitidos pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), como pesquisadores que participaram da Pesquisa de Demanda Turística do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2013, realizada pela secretaria em parceria com Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).

“Além da importância técnica do que significam as pesquisas, elas são fundamentais porque nos dão a base, os subsídios para aquilo que é o objetivo comum de todos nós aqui presentes que é o crescimento do turismo em nosso estado”, afirma o secretário de estado de Turismo, Adenauer Góes.
Este ano, a pesquisa do Círio 2013, ocorreu em três pontos da cidade: Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), Praça da República e Complexo Feliz Lusitânia. Ao todo, foram aplicados 1.300 questionários, contendo perguntas sobre o perfil dos turistas, seu comportamento de viagem, avaliação do evento e pretensões quanto a visitar outros municípios paraenses.
“Começamos anos atrás a trabalhar na identificação e buscar o perfil desse turista do Círio. Um evento com mais de 200 anos de história, em que somente este ano, os turistas injetaram aqui mais de R$ 60 milhões na nossa economia”, enfatizou Roberto Sena.
O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, destacou a importância dos números para o avanço da atividade turística. “Precisamos de informações sólidas para as tomadas de decisões. Os dados são fundamentais, pois sem eles não é possível montar uma estratégia de marketing sem informações e com isso deixar um legado para as gerações futuras”, concluiu.
Texto: Israel Pegado – Setur/PA
Fotos: Cristino Martins – Agência Pará
