Início >> Noticia >> Tucuruí recebe o curso de capacitação Cozinha Brasil

Tucuruí recebe o curso de capacitação Cozinha Brasil

Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), nos dias 05 e 06 de junho, para um grupo de 92 participantes na soma total de ambos os dias. A qualificação teve como objetivo capacitar proprietários de restaurantes, lanchonetes, vendedor de comida de rua, merendeiras escolares e comunidade em geral sobre a importância de uma alimentação saudável para uma boa qualidade de vida e o combate ao desperdício por meio do aproveitamento integral dos alimentos, ao final do curso os alunos receberam certificados e uma cartilha com receitas.

O Cozinha Brasil consiste em cursos que ensinam o preparo de alimentos saborosos e nutritivos, de baixo custo, ministrado por nutricionistas, respeitando as diferenças regionais e de estações. Entre os temas abordados estão os alimentos e suas funções, alimentação equilibrada, rotulagem nutricional, higiene, conservação e aproveitamento integral dos alimentos. Os participantes aprendem a transformar cascas, talos, sementes e folhas em pratos saborosos e ricos em nutrientes.

"Enfatizamos muito a respeito da alimentação saudável e balanceada com proteínas e carboidratos, a importância de algumas frutas e verduras a serem consumidas com casca ou a utilização de casca para preparar outras refeições. Na aula prática ensinamos uma receita de sopa de abóbora, suco detox de couve, maracujá e limão e o famoso feijão tropeiro de soja. Estou bastante contente pela quantidade de pessoas, mais de 50 alunos, além da curiosidade de muitos na parte da higienização e de prestar um bom serviço no seu município”, conta a nutricionista e palestrante Lorena Figueiredo Oliveira sobre o primeiro dia do curso.

Cássia Regina Santos Correa, 43 anos, dona da doceria Dra. Formiga, conta como o curso pode ajudar no seu negócio. “Já faço doces saudáveis para pessoas que praticam a boa forma e pessoas com diabetes, as receitas fitness que estou aprendendo no curso vai com certeza me ajudar muito, estou ansiosa para aprender a receita do bolo saudável que a nutricionista ira nos ensinar”.

Nesta ação, a Setur contou a parceria da empresa Chamma da Amazônia e Prefeitura de Tucuruí/Departamento de Turismo de Tucuruí. O curso já beneficiou 34 municípios, qualificando 2.451 pessoas.

(Com a colaboração de Carolina Barbosa)

Fotos: Ascom Setur