Início >> Noticia >> Setur promove Feira da Produção Associada ao Turismo

Setur promove Feira da Produção Associada ao Turismo

Nesta sexta-feira, dia 7 de dezembro, será realizada a Feira da Produção Associada ao Turismo, evento que tem como objetivo dar oportunidade aos municípios paraenses de comercializar a produção criativa e agrícola das 54 cidades que compõem os polos turísticos Belém e Amazônia Atlântica. Desta forma, os produtores rurais têm no turismo um canal de comercialização e visibilidade para os alimentos e sabores típicos do estado do Pará. A Feira da Produção Associada ao Turismo terá a venda de comidas típicas, produtos orgânicos, artesanato, música e fotografia. A Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) realiza o evento de 8h às 13h, na sede da Setur Reduto (antiga Paratur). A entrada é franca.

A proposta é fomentar o interesse de conhecer os municípios produtores que fazem parte da Rota Turística Belém Bragança. A rota baseia-se na história, na lembrança popular, afetiva e social do estado do Pará; e nos prédios históricos e monumentos que são testemunhas de uma parte rica, importante e fundamental para o desenvolvimento local. A rota percorre os 13 municípios (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Isabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança), que faziam o antigo percurso da estrada de ferro Belém Bragança.

Nessa edição da Feira está confirmada a presença de mais de 30 produtores inseridos na cadeia produtiva associada ao turismo no Estado e prestadores de serviços. Dentre os produtos que chamam atenção do visitante, podemos encontrar preços acessíveis para hortifrutigranjeiros provenientes da agricultura familiar (caranguejo, camarão, filé de peixe, tucupi), artesanato (miriti, gravura em tecido), licores e cachaças, polpa de frutas, mel, própolis, andiroba e cosméticos da Amazônia.

Na seara gastronômica, o sabor de pratos típicos, queijos, iogurte natural, chocolate artesanal, açaí em doses, farinha gourmet, doces caseiros, entre outros produtos que fazem parte da economia criativa associada ao turismo. Há também a participação do município de Abaetetuba, que traz o miriti e a cachaça, representando o Polo Turístico Araguaia-Tocantins.

A Feira também conta com a presença de prestadores de serviços (hotéis, restaurantes) e agentes de viagens na venda de pacotes turísticos.

Timbres, acordes e vozes da música de gêneros diversos fazem a trilha sonora da Feira. Nas pick ups, o som do vinil marca presença com a seleção musical elaborada pela DJ Flávia Hunter. (Com a colaboração de José Augusto Pacheco)

Serviço

Feira da Produção Associada ao Turismo

Dia 7 de dezembro (sexta-feira), das 8h às 13h. Local: Setur Reduto (antiga sede da Paratur). Entrada franca.