Início >> Noticia >> Setur promove curso de planejamento estratégico em Turismo Regional

Setur promove curso de planejamento estratégico em Turismo Regional

Um total de 34 agentes da área do turismo participaram do curso “Planejamento Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional”, entre os dias 05 e 09 de junho, na Sala Estação Business, na Estação das Docas. A qualificação foi promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com parceria da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) e apoio da Organização Social Pará 2000.

O curso orienta para a criação de um plano municipal de turismo baseado no desenvolvimento sustentável, destacando seus principais atrativos culturais e naturais, fortalecendo a economia e visando a inclusão das comunidades locais. Este plano deve subsidiar os principais investimentos do município, a curto, médio e longo prazo, podendo ser ajustado anualmente, de acordo com o momento atual.

A instrutora Gláfira Gonçalves comenta sobre a oportunidade: “Já ministro este curso a algum tempo, muito útil tanto para o turismo como para a cultura. A turma é bem participativa, e para esta oficina faz-se necessário que as pessoas sejam participativas. É um processo colaborativo, que todos estão dividindo suas experiências para juntos construir e elaborar projetos. Sou uma multiplicadora, agora estou ajudando eles a serem multiplicadores”, concluiu.

Participaram do curso gestores municipais de diversas regiões do Estado tais como Carajás, Araguaia, Tocantins, Lago Tucuruí, Guajará e Marajó. “É muito importante para ampliar a visão estratégica e permitir neste encontro a integração das regiões e os municípios para alavancar o turismo em suas diversas vertentes: ecoturismo, gastronômico, náutico, aventura”, avaliou o Weliton Melo Lima, 28 anos, secretário municipal de Turismo de Soure. (Com a colaboração de Fernanda Scaramuzzini/Ascom OS Pará 2000)

Fotos: Divulgação/Setur