Início >> Noticia >> Setur inicia ação de receptivo aos turistas do Círio de Nazaré

Setur inicia ação de receptivo aos turistas do Círio de Nazaré

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) inicia as ações de receptivo aos turistas que vem a Belém por ocasião do Círio de Nazaré, nos principais portões de entrada da capital paraense, a partir do meio-dia desta terça-feira (03), com a visita da Imagem Peregrina ao Aeroporto Internacional de Belém. A mesma ação terá início no Terminal Rodoviário, nesta quarta-feira (04), e também no Terminal Hidroviário, na quinta-feira (05). O trabalho, que se estenderá até ao sábado (07), véspera da grande procissão, é feito em parceria com a Infraero, Belemtur, Sinart, Companhia de Portos e Hidrovias (CPH) e Prefeitura Municipal de São Caetano de Odivelas.

A programação de receptivo dos visitantes conta com decoração temática da festividade religiosa nas áreas de desembarque de passageiros, apresentação de grupos de carimbó, distribuição de fitinhas do Círio de Nazaré e a presença de display para que os turistas possam fazer fotos para recordação ou compartilhamento em mídias sociais, além do cortejo com o Boi de Máscaras Tinga e a exposição da cultura de São Caetano de Odivelas. Ainda de acordo com a Infraero, estão confirmados 45 voos extras para o período de 2 a 13 de outubro.

“O Círio de Nazaré é o principal produto turístico do Estado e como tal merece atenção especial da Setur, em seu Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará. O Brasil é um país católico, no qual mais de 3% dos turistas nacionais viajam por motivação religiosa. Todos os anos são realizadas 1,7 milhão de viagens religiosas, gerando mais de R$ 6 bilhões em negócios no país, segundo o Ministério do Turismo (MTur). O Círio envolve toda uma cadeia produtiva, uma rede de prestação de serviços que precisa estar organizada e preparada para receber esse turista do segmento do turismo religioso. São várias as iniciativas que desenvolvemos como a divulgação e promoção do Círio como produto turístico junto a veículos de comunicação do Brasil e exterior, jornalistas, blogueiros, operadores turísticos nacionais e internacionais”, explica o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Números – De acordo com pesquisa realizada em conjunto pela Setur e Dieese-PA, a estimativa do número de turistas em visita a Belém no Círio deste ano é de 77,6 mil. A previsão é de que o gasto médio destes visitantes seja de aproximadamente 29,1 milhões de dólares. Ainda segundo a pesquisa, os principais Estados emissores de turistas para o Círio em 2016 foram o Maranhão, com 17,3%, seguido do Rio de Janeiro, com 13,3%. O público masculino e feminino estiveram presentes com frequência bem aproximada no Círio do ano passado: 52,9% de homens e 47,1% de mulheres.

A faixa etária que predomina entre os turistas no Círio é entre 35 e 50 anos, com 35,4% No quesito faixa salarial, a maior parte dos que vêm a Belém para a festa recebe de 3 a 5 salários-mínimos, com 35,4%. A Basílica de Nazaré continua sendo o lugar mais visitado pelos turistas durante a festa. religiosa. Aparece com 23,1%, seguida do Ver-o-peso, com 21,4% e da Estação das Docas, com 20,8%.

“Cabe agora ao empresariado se apoderar dessas pesquisas e fazer o recorte que cada segmento de mercado achar interessante, no sentido de potencializar cada vez mais os recursos financeiros que ficam no Estado do Pará em função do Círio de Nazaré”, conclui Adenauer Góes.

Texto: Israel Pegado

Fotos: Agência Pará