Início >> Noticia >> Setur forma condutores de trilhas e caminhadas em mais 3 municípios paraenses

Setur forma condutores de trilhas e caminhadas em mais 3 municípios paraenses

Moradores dos municípios de São Geraldo do Araguaia, São Félix do Xingu e Cachoeira do Arari estão aptos a atuar na região como condutores de trilhas e caminhadas, após cumprir os módulos da formação realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Ao todo, o curso criado em 2015 por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQTur), já formou 17 turmas, num total de mais de 400 pessoas qualificadas.

O curso “Condutor de Trilhas e Caminhadas” oferece oportunidades profissionais no mercado de trabalho para moradores das comunidades que vivem dentro ou entorno de diversas Unidades de Conservação do Estado do Pará como, por exemplo, o Parque Estadual do Utinga (PEUT) em Belém, as ilhas do Combu, Cotijuba e das Onças, Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA), Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas (PESAM) em São Geraldo do Araguaia, APA de Maiandeua/Algodoal, municípios de Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra na APA Marajó, Flona de Carajás em Parauapebas e no município de Salinópolis.

A formação tem como objetivo levar conhecimentos específicos das trilhas existentes no município, habilitando dessa forma os participantes a atuar como condutores de trilhas em suas próprias comunidades, conduzindo assim os visitantes com segurança.

Para realização dos módulos do curso, a Setur contou com o apoio financeiro do Governo Federal, por meio de aporte de recursos do Banco da Amazônia, como agente promotor do desenvolvimento integrado da região amazônica. O curso faz parte do projeto de Qualificação Profissional no segmento de natureza selecionado pelo Banco da Amazônia, em seu Edital de Patrocínio 2018.

Entre os parceiros da Setur na execução do curso “Condutor de Trilhas e Caminhadas” estiveram o Batalhão da Polícia Ambiental – BPA, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, SEBRAE, prefeituras e secretarias municipais, além do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), gestores das Unidades de Conservação estaduais e federais, respectivamente.

PEQTur – Tem como princípio oferecer aos profissionais dos diversos segmentos do turismo, uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar sua competitividade. O objetivo das iniciativas é a integração do produto turístico e contribuir para o desenvolvimento do setor no Estado do Pará, atentando para as especificidades e padrões culturais dos polos turísticos, para a geração de empregos, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Texto: Ascom SETUR