Início >> Noticia >> Setur e Unama assinam acordo de cooperação técnica

Setur e Unama assinam acordo de cooperação técnica

Na manhã da última quarta-feira (30), foi assinado termo de acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Universidade da Amazônia (Unama). O acordo prevê o estabelecimento de parceria para viabilização de cooperação técnica, científica, educacional e cultural, visando ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em áreas de interesse comum das instituições partícipes e ao desenvolvimento e execução de programas, projetos, estudos e serviços técnicos de forma integrada.

Na ocasião, estiveram presentes a Vice-reitora da Unama, Betânia Fidalgo, o Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Wagner Muniz, o secretário de Estado de Turismo, Ciro Góes, o diretor da Setur, Álvaro do Espírito Santo, além de parte do corpo docente da Unama, dos cursos de Gastronomia e Nutrição. Segundo a professora Betânia Fidalgo, esta parceria vai impulsionar a produção científica e prática dos cursos da instituição, “é a oportunidade que temos de levar a Gastronomia, a Moda, a Estética, o Design de Interiores, entre outros, à sociedade, que vai usufruir de tudo o que é produzido por nós, de forma mais efetiva. É um dia muito feliz para a Unama, porque está trazendo o apoio do Estado à nossa Universidade”, celebrou a Vice-reitora.

O secretário Ciro Góes enfatizou a importância de se promover o turismo no Pará, destacando o papel da Unama. “Nós temos que estimular cada vez mais a capacitação dos profissionais que vão atuar em áreas que se relacionam diretamente com o turismo, a exemplo da gastronomia. Queremos estar presentes na qualificação destes universitários”, afirma Góes.

A relação entre a Gastronomia e o Turismo tem se destacado no mercado, pode-se observar, por exemplo, o crescimento de pessoas que investem capital para participar de festivais gastronômicos mundo afora. Portanto, formar profissionais nesta área tem sido de extrema importância para a universidade. “Entendo que nós mudamos a história da Gastronomia no Pará, porque já formamos nove turmas, são profissionais que já atuam no mercado de trabalho, com qualificação. É necessário um árduo trabalho para compreender o que está ciência denominada Gastronomia. E esse curso não estaria se solidificando sem o apoio da Secretaria e do governo do Estado”, avalia Betânia Fidalgo.

Texto: Ascom Unama

Fotos: Camille Nascimento