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SETUR diversificou ações de promoção ao turismo no Círio 2019

Ação de boas vindas nos principais portões de entrada de Belém, pesquisas e levantamentos estatísticos para melhor conhecer o visitante, acolhida aos romeiros que se deslocam pelas estradas do Estado para participar da grande procissão, premiação no Círio Fluvial, um novo portal de informações, Press Trips com comunicadores e viagens de familiarização para profissionais do setor foram as estratégias adotadas pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) para fortalecer a atividade turística no Pará durante o Círio de Nazaré deste ano.

 

O trabalho começou com as ações de receptivo aos turistas no Aeroporto Internacional de Belém, Terminal Hidroviário e Rodoviária. O Secretário de Turismo, André Dias, pontua: “A ação é fundamental. A gente fez uma pesquisa no Círio do ano passado com os turistas e eles responderam que uma das coisas mais positivas foi a receptividade do povo paraense. Essa é nossa marca registrada. O paraense sabe receber bem e um dos primeiros contatos que eles têm é no aeroporto. Ao desembarcar o turista já sente o clima da cidade durante o Círio.”

Em parceria com a Infraero, o Aeroporto ganhou decoração especial e teve flash mob, dança de carimbó e ação de despedida. Já a rodoviária, com apoio da SINART, teve decoração temática, dançarinos de carimbó e distribuição de brindes, enquanto que o Terminal Hidroviário contou com apresentação de grupos de carimbó, em acordo com a CPH.

 

Este ano, a SETUR lançou dois novos produtos turísticos: o Caminho de Nazaré e o reformulado site do Círio. O chamado Caminho de Nazaré, projeto em parceria com o Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileiras (IPCB) e a Diretoria da Festa de Nazaré, dá apoio e acolhimento aos romeiros que vêm a pé de outros municípios.

 

Como parte integrante do ‘Caminho’, mais uma novidade: o ‘ManiçoBão do Romeiro’, que completou o acolhimento através da doação de 6 mil pratos de maniçoba. A Secretaria é realizadora do por entendê-lo como um novo produto turístico, visando divulgar a cultura alimentar da nossa cidade a partir da demonstração do preparo da maniçoba.

Já o site do Círio (www.cirio.pa.gov.br), parceria com a SECOM, em regime piloto, incluiu a programação cultural e religiosa da festividade. Apresentando para quem vem conhecer o Círio, como aproveitar cada momento na cidade.

Para aumentar a divulgação dos atrativos e destinos turísticos paraenses, a SETUR também investiu em viagens de familiarização, os Fam Tours, com operadores de turismo e agentes de viagem nacionais e internacionais por Belém, Marajó e Santarém, e Press Trips com profissionais de imprensa e influenciadores digitais - estratégia para ganho de visibilidade junto ao público consumidor, ou seja, o turista que busca novos destinos.

Já em parceria com a Marinha e a Capitania dos Portos, a Secretaria promoveu a 34a edição do Concurso de Ornamentação das Embarcações do Círio Fluvial, Com premiação prevista para o dia 23 de outubro.

Outro investimento importante foi na área da pesquisa. Este ano, a SETUR coordenou duas pesquisas estatísticas para conhecer melhor qualitativamente e quantitativamente a festividade religiosa, com o olhar também de produto turístico, envolvendo 60 pesquisadores em campo para realização em parceria com o Dieese Pará da já tradicional pesquisa do Perfil do Turista do Círio. Outro foco de estudo este ano foi ao longo do percurso dos romeiros que vêm das cidades vizinhas, com objetivo de colher dados para a inédita pesquisa do Perfil dos Peregrinos do Círio, em conjunto com a UEPA e o pesquisador Ricardo Frugoli, um dos maiores especialistas em Círio do Brasil.

 

Tais iniciativas permitem melhorar ainda mais a qualidade do receptivo ao turista para ações futuras.

 

Informações: Ascom SETUR

Fotos: Maíra Henriques