Início >> Noticia >> Setur apoia festival gastronômico Comidinha de Praia em Salinas

Setur apoia festival gastronômico Comidinha de Praia em Salinas

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) será apoiadora do evento de gastronomia Festival Comidinha de Praia, que será realizado de 06 a 08 de julho, em Salinas, no polo turístico Amazônia Atlântica, localizado no nordeste paraense. Corresponde a faixa do litoral atlântico do Estado e também compreende a região do Caeté e Salgado. A região conhecida pela beleza de suas praias, cultura e pelos sabores típicos. Este ano o festival gastronômico chega a sua quinta edição. Na manhã desta terça-feira (05), foi assinado o termo de fomento entre a Setur e a Rede de Desenvolvimento Sustentabilidade e Turística da Amazônia Atlântica (Redestur), instituição realizadora do festival.

“Essa assinatura é uma prova inequívoca dos nossos compromissos com a atividade turística aqui na Setur e de promoção da gastronomia como um dos atrativos do estado. O objetivo é alcance de um turismo mais dinâmico e com retorno mais satisfatório”, explica o secretário de Estado de Turismo, Ciro Góes.

Ao todo serão 22 restaurantes concorrendo com pratos exclusivos, criados para o festival. A regra é que as receitas concorrentes sejam novas e usem ingredientes regionais. Vendido a preços acessíveis entre 5 à 15 reais, os pratos criados para o festival vão competir nas categorias Petiscos e Entradas, Prato Principal, Caldos e Sopas, Salgados e Lanches, e Doces e Sobremesas. A programação inclui degustação, infraestrutura moderna que facilita a visualização dos pratos e cozinha, e uma agenda cultural com shows e apresentações de artistas locais.

“A Setur foi parceira desde o início contribuindo na valorização e participação do empresário como gerador de renda. A Redestur nasceu por isso. Da necessidade de se unir. Hoje temos mais de 50 sócios, entre hotéis, restaurantes, tacacazeiras, empresas de transportes, entre outros. Nós buscamos sensibilizar todos os segmentos relativos ao turismo”, conta a vice-presidente da instituição, Glenda Castro Alves. “Somos uma associação empresarial organizada dentro de uma rede que fomente negócios, trabalhando com a comunidade e no combate a sazonalidade”, conclui.

O festival foi criado em 2013 com a intenção de incentivar o turismo local e estimular a profissionalização dos empresários e negócios da região.

Texto e fotos: Israel Pegado – Ascom Setur