Início >> Noticia >> Seminário promove troca de experiências entre profissionais do turismo

Seminário promove troca de experiências entre profissionais do turismo

O seminário Gestão de Destinos Turísticos Empreendedores proporcionou um intercâmbio de conhecimentos e troca de experiências os participantes, dentro da programação da Feira do Empreendedor, que encerrou ontem (19), em Belém. Com grande número de secretários municipais de turismo presentes, a abertura foi feita por representantes do Sebrae e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

“Me sinto bem à vontade aqui com vocês, porque fui prefeito três vezes do município de Santa Bárbara. Sei bem que o turismo acontece nos municípios. Tenham em mim um parceiro municipalista nas ações que desejam empreender”, comentou o secretário de Estado de Turismo, Ciro Góes.

O diretor técnico do Sebrae, Hugo Suenaga falou da importância da realização de um seminário com ênfase no setor. “Não podíamos deixar de fora a cadeia do turismo nesta Feira do Empreendedor. Sem falar nos muitos micros e pequenos negócios que ele envolve como atividade econômica”, explicou.

A programação da manhã foi composta pelas apresentações “Turismo – Destino, Produto e Mercado”, feita pela técnica de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo (MTur), Carolina Fávero de Souza, seguida pelo tema “Rota Turística – Estrada Real”, por Denise Nicolini, do Instituto Estrada Real (MG).

“Nossa intenção aqui é fortalecer essa parceria do Ministério com a Setur e também com os municípios do Pará. Já estou encantada com o estado. Tivemos um ótimo receptivo. A cidade de Belém é realmente muito bonita”, contou Carolina Fávero, do MTur.

Denise Nicolini falou dos atrativos e caminhos possíveis trabalhados dentro do conceito da Estrada Real, hoje a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

Ao todo são quatro diferentes possibilidades oferecidas ao turista: Caminho dos Diamantes, Caminho Velho, Caminho Novo e o Caminho de Sabarabuçu. Eles reúnem parques, passeios de trem, atrativos culturais, históricos, gastronômicos, aventura, ecológico e de natureza em cidades como Ouro Preto, Diamantina, Mariana, Juiz de Fora, Tiradentes, São João Del-Rey, Petrópolis e Paraty, entre outras.

O secretário-adjunto de Turismo, Joy Colares falou sobre “A importância da formalização para empreendimentos turísticos”; a diretora da Setur, Fátima Gonçalves, apresentou o Programa de Regionalização do Turismo (PRT); o diretor do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), de Mato Grosso do Sul, Cícero Ramos Peralta, explicou o “Modelo de Gestão do Conselho Municipal de Turismo de Bonito/MS – Um caso de sucesso”, e o presidente do Belém Convention and Visitors Bureau (BCVB), Cezar Coimbra, conclui a programação do seminário com o tema “Organização Institucional de Sucesso”.

Texto e fotos: Israel Pegado - Ascom Setur