Início >> Noticia >> Pará participa do 29° Encontro de Regionalização do Turismo, em Manaus

Pará participa do 29° Encontro de Regionalização do Turismo, em Manaus

Representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participam dos debates em políticas voltadas ao setor turístico, durante a 29ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que está sendo realizada até o dia 11 de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM). O evento, organizado pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo aperfeiçoar a articulação com as 27 Unidades da Federação e promover o intercâmbio de atividades, como a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, a categorização de municípios, a criação de conselhos municipais de Turismo e o fortalecimento das instâncias de governança regionais.

O PRT define diretrizes que orientam sobre as metas para estruturação de destinos, a qualificação e a diversificação da oferta turística do país. Os eixos estruturantes do PRT incluem, ainda, empreendedorismo, infraestrutura, posicionamento de mercado, captação de investimentos, qualificação profissional e informação a visitantes. O diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser, aponta benefícios do evento. “Tudo o que a gente decide são os interlocutores que aplicam nos estados. A regionalização é, inclusive, uma política pública elogiada pelo TCU e o Senado Federal”, ressalta.

Ainda durante o encontro, o MTur apresentou a nova metodologia adotada para categorização de cidades no Mapa do Turismo Brasileiro. Instituído no âmbito do Programa de Regionalização, o Mapa orienta a atuação do ministério na organização de políticas públicas prioritárias. A edição de 2017 do documento, revisado a cada dois anos, reúne 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas.

As cidades que integram o Mapa foram indicadas por órgãos estaduais de Turismo, em conjunto com instâncias de governança regional, a partir de critérios estabelecidos de forma colaborativa com o MTur. Um novo encontro entre o grupo e técnicos do Ministério ocorrerá no segundo semestre de 2018.

“O MTur está trabalhando os próximos passos do programa, inclusive os critérios para manter os municípios no mapa de 2019. O programa é elogiado e recomendado pelo Ministério Público e também TCU por causa da estruturação técnica para ação das políticas de desenvolvimento”, explica a diretora de Políticas em Turismo da Setur, Fátima Gonçalves.

De acordo com a diretora, também foram apresentados os dados que respaldaram a categorização dos municípios em quatro variáveis analisadas: meios de hospedagem, empregos gerados com esses meios, pesquisa de demanda nacional e a internacional, bem como a rede de inteligência de Mercado no Turismo e os avanços conseguidos. “A novidade será a obrigatoriedade dos critérios para ficar no mapa, tanto para os Estados, instâncias de governança e municípios”, conclui Fátima Gonçalves.

Texto: Israel Pegado

Fotos: Divulgação/Ascom Setur