Início >> Noticia >> Pará consolida posição como destino na ABAV Expo Internacional de Turismo

Pará consolida posição como destino na ABAV Expo Internacional de Turismo

O Pará esteve presente na 45ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo, que foi realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, no Expo Center Norte – Pavilhões Vermelho e Verde, em São Paulo (SP), incluindo na programação também o 48º Encontro Comercial Braztoa. O estado foi representado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e agências de viagem de turismo receptivo no evento, que serviu para consolidar e fortalecer a posição do Pará como destino turístico preferencial na Amazônia junto aos mercados nacional e internacional.

Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a ABAV Expo Internacional de Turismo é a mais completa, tradicional e importante feira de turismo brasileira. A entidade está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com uma base de 3 mil associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras que respondem pela movimentação de 80% das vendas do mercado. A força dessa representação é o grande diferencial da ABAV Expo, anualmente formatada para absorver as diferentes demandas da cadeia produtiva do turismo, em especial a dos agentes de viagens, que são o principal canal de distribuição de viagens no Brasil.

De acordo com o secretário adjunto de Estado de Turismo, Joy Colares, presente na feira, “o Ministério do Turismo fez um estande conjunto para os 26 estados e Distrito Federal. Nosso estande nos dá uma boa visibilidade, bem em frente ao Mtur”. Ele também contou que o Pará marcou presença com 17 agências de viagem, com foco no turismo receptivo. “Em termos de degustação levamos a cachaça de jambu e bombons de cupuaçu e castanha do Pará. Também foram distribuídas as fitinhas do Círio de Nazaré e o cheiro do Pará, que sempre fazem um grande sucesso. Muita gente vem atrás desses produtos”, revela Colares, que ainda representou o Pará na reunião do Fórum Nacional de Dirigentes do Turismo (Fornatur).

Em um mercado cada vez mais competitivo, participar da ABAV Expo é estar em contato direto com os diferentes players do setor, no ambiente propício à realização de negócios, à aquisição de conhecimento e ao relacionamento. A importância da ABAV Expo resulta do diferencial de ser uma feira idealizada por agentes de viagens e para os agentes de viagens, em outras palavras, coloca o empresário de turismo paraense em contato com a iniciativa privada do Brasil e exterior.

“A feira em termos de dimensão está cerca de 30 a 40% menor do que no ano passado. Isso mostra um fenômeno que está acontecendo com todas as feiras, não tem sido uma particularidade da ABAV assim como não foi da WTM, mas em termos de inscrições, o evento teve mais de 26 mil inscrições. Em termos de público, é um recorde dos eventos da ABAV”, revela Joy Colares. “Nesses 3 dias, o Pará foi bastante divulgado através do trabalho. O pessoal das agências dividiu conosco o atendimento, recepção e entrega de material para as operadoras. Tivemos agendamento com operadoras e oficialmente recebemos vários outros secretários de Turismo em nosso estande. Nossa expectativa de público foi de termos recebido entre cerca três mil pessoas no estande do Pará”, disse o adjunto da Setur.

Entre as reuniões agendadas pela Setur de maior destaque estiveram o encontro com a Braztoa e com a operadora Visual Turismo, um resultado do trabalho de realização da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) em São Paulo, o que ocorreu entre os dias 28 de agosto e 03 de setembro, com vasta programação em restaurantes, mercado público e encontro com operadores de turismo do mercado emissor paulista.

Texto: Israel Pegado

Fotos: Divulgação/Ascom Setur