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Pará articula com os vizinhos Amazonas e Maranhão criação de rota turística na Amazônia Brasileira

Os principais representantes estaduais do turismo do Pará, Amazonas e Maranhão estiveram reunidos para discutir a criação e elaboração de rota turística integrada na Amazônia Brasileira, que vai reunir atrativos e destinos turísticos dos três estados. O primeiro encontro, em Belém, teve a participação do secretário de Turismo do Pará (Setur), André Dias, a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, e o secretário de Turismo do Maranhão, Hugo Veiga, além de diretores do Sebrae dos três estados. O objetivo principal da rota é criar alternativas que aumentem o fluxo de turistas na região.

“A ideia surgiu da participação que tivemos nas feiras internacionais de turismo. Em que a gente identificou que o nosso atual posicionamento de mercado não é competitivo. Então, o Pará some numa feira internacional e por isso temos muita dificuldade de atrair turistas. Temos que ir atrás do que temos de forte. E o que temos de forte é a Amazônia, é a região”, explicou André Dias.

Cada estado terá compromissos governamentais para a execução do projeto, dividido em cinco eixos, como o fortalecimento da governança; o impulsionamento dos empreendedores à rota turística por meio do Sebrae; as melhorias de conectividade aérea e de infraestrutura turística; o posicionamento de mercado; e, por fim, a promoção da rota da Amazônia Brasileira, de modo que o número de turistas cresça anualmente na região. A rota turística conta com a parceria Sebrae.

“Queremos unir o que Pará, Amazonas e Maranhão tem de melhor e criarmos um produto Amazônia, e aí sim, competir pelo interesse do turista quando ele vai viajar para conhecer as nossas florestas, a nossa cultura, as nossas praias, nossa gente. É em parceria que conquistamos esse turista. A competitividade é nossa com os outros países. Amazônia x Taiti, Amazônia x Peru, Amazônia x África do Sul, e não Pará versus Amazonas e Maranhão”, exemplificou André Dias.

Para Roselene Medeiros, a rota vai atuar junto aos melhores produtos turísticos de cada estado para potencializar a região nos mercados turísticos nacional e internacional, com o objetivo de criar uma alternativa eficaz para o visitante se deparar com a realidade amazônica. “A primeira fase destina-se à criação de um roteiro integrado, por exemplo, de 12 dias de permanência, envolvendo os três estados”, afirma a presidente da empresa pública de turismo amazonense.

O secretário do Turismo do Pará, André Dias, também falou de modelos nacionais e internacionais que podem servir de referência para a rota integrada. “Quando a gente fala em destinos internacionais, a partir do Brasil, observamos que as pessoas não estão interessadas em saber em que estado aquele atrativo está. As rotas são feitas internacionalmente desconsiderando divisas estaduais. Por exemplo, a Estrada Romântica na Alemanha passa por vários estados e nem por isso ela deixa de existir e sem competitiva. Aqui no Brasil um grande benchmarking é a Rota das Emoções ou a Estrada Real que servem de referências pra gente”, conclui.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur