Início >> Noticia >> Mais de 5 mil pessoas foram capacitadas na atividade turística em 2017

Mais de 5 mil pessoas foram capacitadas na atividade turística em 2017

O estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Carlos Lima Barroso, de 29 anos, após participar da qualificação nos cursos de “Condutor de Trilhas e Caminhadas” e “Educação Ambiental”, decidiu abrir a sua própria empresa: Tupã. Ele conta que com o pequeno negócio conquista seu próprio sustento e renda, além de oferecer oportunidade de emprego para mais 3 pessoas que trabalham no microempreendimento.

A princípio as atividades eram de interesses acadêmicos, mas o ecoturismo me conquistou. Já realizava em Belém o turismo de aventura, mas nada profissional. Após alguns cursos observei a oportunidade de negócio em relação ao ecoturismo e turismo de aventura com as parcerias da Setur e Ideflor-bio, pude exercer atividades como condutor de trilhas dentro do Parque Estadual do Utinga (PEUT). Os cursos só contribuíram ainda mais à vontade de empreender nessa área. Era a oportunidade de abrir meu próprio negócio já que o País está em crise econômica”, diz ele.

Para a turismóloga, Ana Paula Sousa dos Santos, gestora da empresa Nós na Trilha, conta que fez alguns cursos como “Turismo de Aventura”, “Trilhas e Caminhadas”, “Reconhecimento da Fauna e Flora” e Inglês. “Graças a graduação no curso de turismo conheci a Setur, onde fui convidada para participar de alguns cursos. Um deles foi o que deu início a empresa Nós na Trilha. Esses cursos que fizemos foi um marco que tomamos para implantar o grêmio de aventura aqui em Belém nos parques ambientais, reservas e espaços ecológicos e o principal, mostrar que temos espaço para essas atividades aqui. Ter um órgão nos apoiando sempre é muito gratificante e nos inspira sempre a ir atrás do melhor, pois temos um bom potencial em turismo”, garante a profissional.

Números - Dados levantados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) mostram que o Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA), e em alguns cursos o patrocínio do Banco da Amazônia, capacitou e qualificou 3.465 pessoas nos polos turísticos Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu e mais 1.665 profissionais nos minicursos disponibilizados durante a 8ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), totalizando o 5.130 capacitados deste ano.

Desde a criação do PEQTur, entre os anos de 2012 e 2017, a Setur capacitou e qualificou um total 20.604 profissionais gerando oportunidades de emprego e renda para a população e fomentando o turismo nos seis polos turísticos paraense, em cursos como, por exemplo, Cozinha Brasil, Vigilância e Saúde, Recepção em Hotelaria, Gestão de Pequenos Negócios Turísticos, Qualidade no Atendimento ao Turista, Garçom e Garçonete, Cozinha Regional, Policiamento Turístico, Condutor de Trilhas e Caminhadas, Monitor de Turismo Religioso, Condutor Local de Turismo, Turismo de Aventura, Condutor de Pesca Esportiva, Agente de Informações Turísticas, Turismo de Base Comunitária e Rural, Apoio ao Turismo Receptivo e Inglês Aplicado aos Serviços Turísticos

O grande mérito da Setur são os parceiros que contribuem com cursos. Isso tem um impacto muito positivo no contexto da inserção profissional dessas pessoas qualificadas. Então se hoje nós avançamos, nós avançamos de mãos dadas com outras instituições” afirma Flávia Lima, gerente de Qualificação Profissional da Diretoria de Política em Turismo (DPOT) e coordenadora do Programa Estadual de Qualificação de Turismo (PEQTur) da Setur.

Parcerias em 2018 - Para o ano que se inicia, a agenda da Setur já conta com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental para realização de 5 cursos de Trilha de Caminhadas nos municípios de Cachoeira do Arari, Alenquer, São Geraldo do Araguaia e também no Parque Estadual do Utinga. Cursos com verbas de emenda parlamentares foram assegurados para 9 turmas nos municípios de Barcarena, Marituba e Belém. A expectativa é que já nos primeiros 3 meses de 2018, a Setur realize cerca de 50 cursos.

(Com a colaboração de Carolina Barbosa)

Fotos: Ascom Setur/Divulgação

Erro | SETUR - SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO

Erro

Mensagem de status

• ctools_cron: Launched in thread 1
  • node_cron: Launched in thread 1
  • node_export_dependency_cron: Launched in thread 1
  • aggregator_cron: Launched in thread 1
  • field_cron: Launched in thread 1
  • update_cron: Launched in thread 1
  • feeds_cron: Launched in thread 1
  • queue_smtp_failure_queue: Launched in thread 1

Menssagem de erro

• Notice: Undefined index: worker callback em elysia_cron_queue_exec() (linha 1883 de /var/www/setur_site/sites/all/modules/elysia_cron/elysia_cron.module).
  • Warning: Illegal offset type in isset or empty em DrupalQueue::get() (linha 83 de /var/www/setur_site/modules/system/system.queue.inc).
  • Recoverable fatal error: Object of class UltimateCronJob could not be converted to string em DrupalQueue::get() (linha 84 de /var/www/setur_site/modules/system/system.queue.inc).
Ocorreu um erro inesperado no site. Por favor tente novamente mais tarde.