Início >> Noticia >> LANÇAMENTO DO V PRÊMIO DE JORNALISMO EM TURISMO SERÁ NESTA QUARTA-FEIRA

LANÇAMENTO DO V PRÊMIO DE JORNALISMO EM TURISMO SERÁ NESTA QUARTA-FEIRA

 
Jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, estudantes dos cursos de Jornalismo, Turismo e Gastronomia e representantes do turismo paraense e nacional terão um encontro marcado, na noite de quarta-feira (07), a partir das 19h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém, no lançamento do V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet-Pará).
 
A noite será reservada para falar da importância da comunicação como estratégia de divulgação do turismo paraense e, também, para incentivar os profissionais da área a produzirem reportagens sobre os destinos paraenses e se inscreverem nas categorias profissionais: Jornalismo Impresso, Jornalismo Online, Radiojornalismo, Telejornalismo e Fotojornalismo, e na categoria Mídias Sociais, voltada para internautas.
 
Os convidados serão recepcionados pela diretoria da Abrajet-Pará no hall de entrada do Sesc Ver-o-Peso. O chef de cozinha Herlander Andrade, proprietário do restaurante de peixes e frutos do mar “Moquém” e “Boteco do Camarão”, ambos em Belém, assina o coquetel do evento e vai servir aos convidados canapés no estilo francês, mas com ingredientes paraenses e amazônicos, acompanhados de suco de cupuaçu.
 
A cerimônia de lançamento do V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” será no auditório do Sesc Ver-o-Peso e abre com a exibição de um documentário produzido pela W31 Filmes e FX Produtora sobre os 13 anos de atuação da Abrajet-Pará, com depoimentos dos representantes da diretoria e de personalidades do trade paraense que ajudaram a construir a entidade e apostam na divulgação do turismo paraense.
 
Um dos que estarão presentes no evento e que participou da gravação do vídeo foi o filho do comendador Marques dos Reis, que dá nome ao prêmio. No documentário, João Marques dos Reis fala sobre a trajetória do pai, um português que chegou ao Brasil aos 14 anos e foi o primeiro empresário a criar uma agência de turismo em Belém, a Lusotur, e levar autoridades paraenses para a primeira excursão para a Europa na década de 60.  Entre os feitos para divulgar o turismo está a idealização de uma campanha, na década de 70, com a marca “Brazil Amazônia", afixando cartazes por vários países da Europa, sobretudo na França e Portugal.
 
Um vídeo curto com fotografias que exibem um pouco da diversidade turística do Pará, captadas pelas lentes de profissionais premiados e por fotojornalistas da Abrajet-Pará marca o lançamento da quinta edição do prêmio que terá ainda uma prévia dos debates que movimentarão o I Encontro Brasil Amazônia de Comunicação em Turismo (I Encomtur), agendado para os dias 16 a 18 de novembro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas.
 
Comenda - No dia 18 de novembro, o I Encomtur vai apresentar os vencedores do V Prêmio de Jornalismo em Turismo e também fará a entrega da “Comenda Marques dos Reis”, criada em parceria com o Conselho Empresarial de Hospitalidade e Turismo do Pará (Cetur), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Pará (Fecomércio/Pa), para valorizar a qualidade dos serviços prestados pelo Trade Pará nas categorias: agência de viagem, companhia aérea, curso de turismo, espaço turístico, evento turístico, hotel ou pousada, guia de turismo, restaurante, transporte turístico fluvial ou terrestre.
 
“O conselho vê como uma excelente oportunidade para fazer um trabalho conjunto. Tanto a nova Abrajet-Pará quanto o novo Conselho Empresarial, ambos estamos buscando ocupar o nosso espaço e divulgar a atividade empresarial, valorizando os melhores de cada setor, o que nós é muito importante”, comentou Joy Colares, coordenador da Cetur/Fecomércio.
 
A presidente da Abrajet-Pará, Christina Hayne, afirma que a entidade vive momentos importantes, por agregar tanto profissionais que produzem e divulgam o turismo paraense, por meio das reportagens inscritas nas edições do prêmio, considerado único no setor, quanto representantes do trade que apostam no potencial como entidade que promove debates e divulga o turismo do Pará. “Podemos dizer que a Abrajet-Pará amadureceu, está ativa e com profissionais qualificados e preparados para atender o trade turístico paraense e já é uma referência nacional”, comentou.
 
 
 
Entre as personalidades do turismo paraense, regional e nacional que devem marcar presença para participar da mesa de debates está o Abrajet Nacional, o jornalista Evandro Novak, apresentador do programa de TV Bom Dia Santa Catarina, a representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Rose Larrat, o secretário de estado de turismo, André Lima, e o presidente da Abrajet de Tocantins, o jornalista Luís Pires, que falará sobre “O potencial da mídia especializada na divulgação dos destinos turísticos da região Norte do Brasil”.
 
O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” é realizado desde 2006, pela Abrajet-Pará, com as primeiras três edições patrocinadas do Banco do Estado do Pará (Banpará) e apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
 
Parceiros - Nesta edição, a organização do evento é da Pauta.com e os parceiros são a Cetur/Fecomércio, a deputada estadual Paula Gomes, da Frente Parlamentar de Turismo, da Assembleia Legislativa do Pará; Companhia de Turismo de Belém (Belemtur); Conselho Municipal de Turismo (Comtur); Federação de Agricultura do Estado do Pará (Faepa); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
 
 
Também apoiam o evento, a Secretaria de Turismo de Salinópolis, o Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtup), a Secretaria de Turismo de Santarém; Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV-PA); Associação Brasileira de Empresa de Eventos (ABEOC); Associação PanAmazônia; Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Abrajet Nacional, Sindicato dos Jornalistas do Pará, W31 Filmes e Pousada dos Guarás.
 
Texto: Julie Rocha
Fotos: Tarso Sarraf, Celso Lobo e Raimundo Paccó