Início >> Noticia >> Festival Gastronômico Comidinha de Praia apresenta sabor do polo Amazônia Atlântica

Festival Gastronômico Comidinha de Praia apresenta sabor do polo Amazônia Atlântica

Um pedaço do Pará conhecido pela beleza das praias, cultura e sabores típicos únicos. É nesse cenário que ocorrerá a 5ª edição do festival Comidinha de Praia, entre os dias 6 e 8 de julho, na praça Matriz de Salinópolis, sempre a partir das 16h. A iniciativa é da Rede de Desenvolvimento Sustentabilidadel e Turística da Amazônia Atlântica (Redestur) e tem o objetivo de apresentar todo o potencial turístico do polo Amazônia Atlântica, localizado no nordeste paraense, conhecida como região do Caeté e Salgado, e que corresponde a faixa do litoral atlântico do Estado. O patrocínio é do Banpará, Sebrae, Tijuca e Secretária de Estado de Turismo (Setur).

O Festival foi criado em 2013 com a intenção de incentivar o turismo local fora do período de alta temporada. O Comidinha de Praia tem formato de festival gastronômico e busca a estimular a profissionalização dos empresários e negócios da região. “A Redestur é uma associação sem fins lucrativos organizada por empresários com o objetivo de fomentar o turismo, auxiliar estratégias nesse sentido e criar eventos, desenvolvendo a Amazônia Atlântica”, afirma o presidente da Redestur, Geraldo Ramos Barros.

São vinte restaurantes concorrendo com pratos exclusivos, criados para o festival. A regra é que as receitas concorrentes sejam nova e usem ingredientes regionais. Vendido a preços acessíveis entre 5 à 15 reais, os pratos criados para o festival irão competir nas categorias Petiscos e Entradas, Prato Principal, Caldos e Sopas, Salgados e Lanches, e Doces e Sobremesas.

Além da degustação, o evento conta com uma infraestrutura moderna que facilita a visualização dos pratos e cozinha, e uma agenda cultural agitada. Jeff Moraes, Liège, Félix Robatto, Dany Batista, Bruno Benitez e Silvinha Tavares são as atrações convidadas. A música local será representada todos os dia por um grupo de carimbó da região, O Popular.

As duas primeiras edições do evento, em 2013 e 2014, levaram 15 mil pessoas ao município, gerando um faturamento em torno de 30 mil reais em cada edição. Sua relevância o torna hoje um dos principais projetos de referência empresarial do Sebrae/Pa e Polo Amazônia Atlântica

Valorização da cultura local - Desde a sua criação, o evento faz parte do calendário turístico do Pará e da Amazônia. É um mix de gastronomia, música e praia. Um convite aos que apreciam belezas naturais da Amazônia, a cultura e a boa mesa, com a participação dos principais restaurantes da cidade, em um festival aberto regado à “comidinhas de praia”. A infraestrutura envolve quiosques dos restaurantes, equipados e decorados, palco central e feira com produção dos artesãos do município de Salinópolis.

Em sua quinta edição, o Comidinha de Praia 2018 traz um maior envolvimento dos artistas e produtores da região de Salinas. Esse ano haverá espaço para Feira do Artesanato e da Feiro do produtor que contará com produtos regionais com excelência em sua produção. “O produtor local pode vender um produto excelente. A fazenda Bacuri tem produtos orgânicos com certificado e somos agricultura familiar”, afirma Hortência Oshaqui dona da Fazenda Bacuri que na biodiversidade amazônica, no manejo e turismo sustentável com foco em produtos orgânicos.

Confira os Pratos concorrentes e programação completa do festival

• PROGRAMAÇÃO •
06/07 (Sexta feira)

17h às 00h – Festival Comidinha de Praia
17h – Abertura do festival com o grupo de carimbo - O Popular
16h às 22h – Feira do produtor
16h às 22h – Feira do artesanato
18h – Tour degustação das “comidinhas”, seus chefes e restaurantes.
21h – Voz e Violão com Dany Batista
22h às 00h – Show de Félix Roberto e banda.

07/07 (Sábado)
16h às 00h – Festival Comidinha de Praia
16h às 22h – Feira do produtor
16h às 22h – Feira do artesanato
18h – Show grupo de carimbó - O Popular
21h – Voz e Violão com Silvinha Tavares
22h às 00h - Show de Bruno Benitez

08/07 (Domingo)
16h às 00h – Festival Comidinha de Praia
16h às 22h – Feira do produtor
16h às 22h – Feira do artesanato
18h – Show grupo de carimbó - O Popular
20h – Premiação das categorias
21h – Voz e Violão com Liège
22h às 00h - Show de Jeff Moraes e banda.
00h – Encerramento do festival

• Pratos variam de R$ 5,00 à R$ 15,00

Serviço: Festival Comidinha de Praia 2018, de 06 de julho a 8 de julho, na Praça da Igreja de Matriz de Salinas – Maçarico. Aberto ao público a partir das 17h com feira de artesanato, feira do produtor, degustação de comidinhas e shows musicais. Informações para imprensa: Roberta Brandão (98366-6494)

Por Israel Pegado

Foto: Rodolfo Oliveira - Agência Pará