Início >> Noticia >> Exposição retrata o Círio de Nazaré com peças de miriti em ferry boat

Exposição retrata o Círio de Nazaré com peças de miriti em ferry boat

A exposição Mini Círio nas Águas da Baía do Guajará foi inaugurada nesta sexta-feira (29), na embarcação ferry boat Amazonas II, ancorado na Escadinha do Cais do Porto, na Estação das Docas, onde permanecerá até o próximo domingo (01), de 09h às 20h. A exposição tem o objetivo de resgatar, preservar e divulgar o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, com o reconhecimento da titularidade Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A exposição é um dos meios de divulgação e promoção do bem imaterial do Círio de Nazaré, que segundo os números e estatísticas produzidas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), representa o mais importante produto turístico do Pará, e um dos maiores do segmento do turismo religioso no Brasil. A exposição se insere no circuito de produtos e atrativos turístico da festividade, contribuindo para promover os aspectos históricos, artísticos, culturais, arquitetônicos, sociológicos e antropológicos da festa religiosa do povo católico paraense por meio da expressão artística e cultural.

Em 2016, o Círio de Nazaré trouxe ao Pará cerca de 80 mil turistas de fora do estado, que injetaram na economia paraense uma receita aproximada de 30 milhões de dólares, com uma permanência média de 7 dias.

A curadora da obra é a artista plástica Darcilene Costa que possui as peças a cerca de 15 anos. Para ela, as peças são uma releitura estética da Festa de Nazaré. "A ideia da exposição é chamar atenção das pessoas pra chegada do nosso Círio, representado em cada miniatura que compõe a exposição", afirma. "Os brinquedos de miriti são símbolo de nossa cultura. Representam o Círio da Amazônia feito através da palmeira do miriti", completa a artista.

Darcilene Costa possui um acervo com mais de 8 mil peças em miniaturas com todos os elementos iconográficos do Círio de Nazaré. Exposições do Mini Círio já foram apresentadas em Brasília no Senado Federal em 2007, na Federação das Indústrias em São Paulo no ano de 2008 e no Rio de Janeiro 2009, Belo Horizonte 2010. E em Salvador Bahia em 2011 no Palácio Rio Branco. A exposição artística e cultural tem também o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré, Padres Barnabitas e Arquidiocese de Belém.

Texto e fotos: Israel Pegado – Ascom Setur