Início >> Noticia >> Barcarena recebe cursos de qualificação em turismo

Barcarena recebe cursos de qualificação em turismo

O município de Barcarena, localizado a 112 km da capital paraense, tem uma vocação natural para o turismo com suas praias de água doce, até o patrimônio histórico e cultural, atrativos que levam turistas e pessoas da região a querer conhecer o local, além do acesso próximo da capital. Esta semana o município recebe dois cursos de qualificação profissional, Camareira e Garçom, que fazem parte do projeto Qualifica Trabalhador no Turismo, ofertados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Associação Paraense de Recursos Humanos (APRH). A formação foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, no Hotel Samaúma, na Praia do Caripi. Ambos os cursos tiveram carga horária de 20h.

O curso qualificou servidores públicos, entidades do terceiro setor, trabalhadores empregados e desempregados de hotéis, pousadas e similares, guias turísticos, agentes de viagens, empresas com atividades afins, associações e autônomos. O objetivo é gerar oportunidades para trabalhadores na área do turismo, pessoas em busca do primeiro emprego e desempregados que necessitam recolocar-se no mercado de trabalho.

Fernanda Félix Chagas, de 21 anos, atualmente, busca conhecimento e capacitação para futuramente ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Ela conta como o curso de Camareira a motivou ainda mais na tão sonhada vaga que almeja. “Achei muito bom, a nossa professora conseguiu que a gente entendesse de fato as áreas que uma camareira atua. O material didático é muito bom, se preocuparam com a gente quanto ao lanche e transporte. Vi como uma motivação, pois muitos poderiam desistir por não ter como vir ao curso. Foi tudo planejado com muito carinho pra gente”.

A ação contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Barcarena, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEICOMTUR). O projeto Qualifica Trabalhador no Turismo tem como premissa a qualificação social e profissional na área do turismo. Esta ação tem como meta oportunizar a permanência ou reinserção dos trabalhadores com interesse em realizar atividades profissionais na área do turismo e suas segmentações, elevar a condição de empregabilidade, assim como propiciar o acesso ao mundo do trabalho, visando a geração de emprego e renda.

O curso faz parte do projeto “Treinando Habilidades Profissionais”, fruto do convênio firmado entre a Setur e a APRH, que prevê a capacitação de nove turmas com oficinas voltadas para a atividade do turismo nos municípios de Belém, Barcarena e Marituba, com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual José Scaff.

Texto: Carolina Barbosa, supervisão Ascom Setur

Fotos: Divulgação/Ascom Setur